FACIAIS

PREENCHIMENTOS (BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO)
O preenchimento cutâneo é uma técnica empregada na correção de sulcos, rugas, cicatrizes e áreas com perda de volume, por meio da injeção de substâncias sob a área da pele a ser tratada. Um dos principais objetivos dos preenchedores é repor o volume da face, melhorar o seu contorno e a sua forma.

O ácido hialurônico é o principal bioestimulador utilizado para essa finalidade. O corpo humano fabrica esta substância, que é capaz de manter a estrutura da pele, a forma e os contornos faciais, mas essa produção diminui com o passar dos anos.

Os bioestimuladores de colágeno podem ser utilizados de forma isolada ou realizados em combinação com outros procedimentos, potencializando o resultado final (sinergismo).

Alguns exemplos de procedimentos que podem ser combinados com os bioestimuladores são: a toxina botulínica (Botox®), os laser’s ablativos, a luz intensa pulsada, o peeling químico, a microdermoabrasão, o microagulhamento, o ultrassom microfocado e a radiofrequência.
INDICAÇÕES:
□ atenuação de rugas e sulcos da face
□ aumento de volume (região temporal, malar e mento)
□ atenuação de cicatrizes
□ contorno e volume aos lábios
□ tratamento de olheiras
□ contorno mandibular
□ flacidez (tônus facial)
Image
TOXINA BOTULÍNICA (BOTOX)
A toxina botulínica promove um efeito tensor sob a pele, suavizando rugas e as linhas de expressão. A regiões mais indicadas e com maior procura para esse procedimento estão no terço superior da face, são elas: região frontal (testa), glabela (espaço entre as sobrancelhas) e região orbicular dos olhos (‘pés de galinha’).

Quando a toxina botulínica é injetada, ela passa a agir como um bloqueador neuromuscular, impedindo parcial ou totalmente - a contração muscular. É importante ressaltar que o efeito é temporário e reversível.
INDICAÇÕES:
□ tratamento de rugas dinâmicas (linhas de expressão)
□ correção de assimetrias faciais
Image
MICROAGULHAMENTO (IPCA®)
O Microagulhamento ou IPCA (Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas) é um procedimento que consiste em realizar micro perfurações na pele, através de micro agulhas metálicas e estéreis.

Esse procedimento pode ser feito através de um roller (é o mais comum), de canetas elétricas ou com carimbos. O procedimento é minimamente invasivo, sendo realizado com a aplicação de um creme anestésico.

O número de sessões varia de acordo com a finalidade do tratamento e da resposta alcançada após cada procedimento.

O resultado mais proeminente é a indução da produção de colágeno e elastina, causando uma renovação da derme e diminuição das imperfeições e/ou manchas.
INDICAÇÕES:
□ cicatrizes (especialmente de acne)
□ rejuvenescimento facial
□ rugas
□ estrias
□ calvície
□ melasma
□ Drug delivery
Image
LUZ INTENSA PULSADA (LIP)
A luz intensa pulsada é uma tecnologia que emite um feixe de luzes policromáticas em várias direções, ou seja, não é colimada. Essas luzes dissipam alta energia no tecido alvo, em comprimentos de onda variados, gerando calor local onde os disparos são realizados.

No tecido que está sendo tratado existem componentes fotorreceptores (cromóforos), os quais convertem a energia luminosa que receberam do equipamento em calor, coagulando o tecido e ativando reações químicas do organismo. Desse modo, lesiona-se somente o tecido-alvo, sem comprometer as estruturas adjacentes.

O cromóforo é formado por um grupo de átomos que dá cor a uma substância, ele absorve a luz com um comprimento de onda específico no espectro de luz visível (vai de 300 a 1200nm). Os cromóforos da pele são: a hemoglobina, a desoxihemoglobina, a melanina, os carotenos, a água e algumas proteínas.
INDICAÇÕES:
□ rejuvenescimento da pele (no fotoenvelhecimento)
□ rosácea
□ rugas
□ telangiectasias (vasinhos < 1mm)
□ tratamento da acne (atua no agente da acne – o Propionibacterium acnes)
□ epilação facial (diminuição gradual dos pelos)
□ melanose solar (manchas)
□ estrias (principalmente as recentes – rubras)
Image
PEELING QUÍMICO
Os peeling’s químicos consistem na aplicação de agentes químicos (ácidos esfoliantes) que destroem as camadas da pele. Após um peeling, ocorre a regeneração do tecido com uma aparência geral melhor. É uma forma de acelerar a renovação da pele facial.

Dependendo do objetivo desejado, o peeling pode ser superficial, médio ou profundo. Os peelings superficiais precisam ser realizados em séries e a descamação costuma ser mais leve (tênue). Os peeling’s médios e profundos são realizados em aplicações únicas, com uma descamação mais intensa e ocorrerá a formação de crostas - frosting.

Após um peeling químico superficial a pele se refaz (em média) de 1 a 4 dias. Enquanto que nos peelings médios e profundos é formada uma ferida, cuja cicatrização tem início em 24h e a resolução completa ocorre em torno de duas semanas.
INDICAÇÕES:
□ acne
□ cicatrizes de acne
□ atenuação de rugas
□ melasma
□ manchas (melanose)
□ rejuvenescimento facial (pele fotodanificada)
Image
MICRODERMOABRASÃO (PEELING DE DIAMANTE)
A microdermoabrasão com o peeling diamante consiste em uma esfoliação superficial através de uma caneta com a ponteira de lixa diamantada. No centro da ponteira possui um orifício para sucção. A caneta é conectada a um aparelho de vácuo que puxa a pele e a comprime contra a ponteira, tornando a esfoliação ainda mais efetiva e aspirando as impurezas da pele que ficam retidas em um filtro.

Esse procedimento promove uma remoção mecânica e controlada das camadas mais superficiais da pele, com esfoliação limitada à epiderme, podendo chegar à derme papilar.

A abrasão e a esfoliação são controladas e estimulam a produção de colágeno, que vem a ser a chave da elasticidade e do tônus facial.
VANTAGENS:
□ é um peeling leve, indolor, podendo ser usado no preparo da pele para um peeling químico ou utilizado de forma isolada.
□ melhora a qualidade da pele (textura e brilho)
□ estimula a produção de colágeno
□ a recuperação é rápida, sem atrapalhar a vida profissional ou a social do paciente.
□ não há necessidade de interromper nenhum procedimento cosmético ou estético para realizá-lo, pois não há interações químicas.
□ a esfoliação é suave, controlada e uniforme.
□ sem anestesia, eritema e formação de crostas.
□ pode ser feito em qualquer época do ano; em todo o corpo; em todos os tipos de pele; inclusive em peles morenas e também bronzeadas.
□ bem controlado: combinando os diferentes tamanhos de partículas de diamante com a intensidade de vácuo do equipamento.
INDICAÇÕES:
□ redução da acne
□ cicatrizes de acne superficiais
□ redução de manchas superficiais
□ fotoenvelhecimento (prevenção e revitalização facial)
□ atenuação de rugas
□ atenuação de estrias
□ preparo para aplicação de princípios ativos em Drug delivery.
Image
ALTA FREQUÊNCIA
As correntes alternadas de alta frequência (>100.000 Hz) foram produzidas pela primeira vez no século XIX, sendo até hoje empregadas na estética. É uma corrente de elevada tensão e baixa intensidade. O aparelho consiste em um gerador de alta frequência, um porta-eletrodos ou bobina e diversos eletrodos de vidro contendo um gás.a
EFEITOS FISIOLÓGICOS:
□ bactericida e antisséptico: esta ação se deve principalmente à formação de ozônio pela passagem das ondas eletromagnéticas pelo gás, observada ao redor do eletrodo de vidro. Como este gás é muito instável, reage rapidamente com diferentes compostos provocando uma oxidação, o que explica suas propriedades germicidas e antissépticas.

□ térmico: o efeito térmico demonstra-se por um pequeno aumento da temperatura, da vasodilatação e consequente hiperemia. É capaz de atuar sobre o metabolismo celular produzindo ativação e aumento da oxigenação celular.

□ cicatrizante: a liberação do oxigênio ativa a fibroplasia para a elaboração de matriz intercelular, proliferação de queratinócitos e consequentemente - a reparação tecidual.

□ trófico: ação direta de inibição e nutrição sobre as fibras nervosas e uma ação reflexa sobre a revitalização de tecidos.
INDICAÇÕES:
□ acne (diminuição dos comedões)
□ acelera a cicatrização de lesões abertas
□ coadjuvante no tratamento da psoríase
□ na assepsia pós-depilação
□ em protocolos de limpeza de pele
Image
FOTOBIOMODULAÇÃO (LUZ DE LED)
Os LED’s (do inglês, Light Emitting Diodes) são diodos semicondutores que, ao serem submetidos a uma corrente elétrica, emitem uma luz que promove a estimulação intracelular. A energia se propaga pelas camadas da pele em formato de ondas.

Os LED’s dispersam a luz por uma superfície maior comparada com o laser e podem ser usados onde maiores áreas são indicadas ao tratamento, resultando em redução e otimização no tempo de tratamento.
EFEITOS FISIOLÓGICOS:
Em doses apropriadas e de acordo com o comprimento de onda do dispositivo, a luz é absorvida por cromóforos (fotorreceptores moleculares), entre eles: porfirinas, flavinas, mitocôndrias e a membrana celular. Quando ocorre a absorção de fótons por um cromóforo, ocorre um aumento da atividade celular local.
INDICAÇÕES:
□ Luz Violeta: bactericida; reparação tecidual.
□ Luz Azul: bactericida; umectação e tensão superficial da pele.
□ Luz Verde: ativação de fibroblastos e síntese de colágeno.
□ Luz Âmbar: espessamento homogêneo das fibras adensadas e estímulo à síntese de colágeno; prevenção da inflamação.
□ Luz Vermelha: modulação da inflamação (da proliferação celular e da dor); ativação da síntese de enzimas; aumento do transporte de elétrons na mitocôndria; aumento da produção de adenosina trifosfato (ATP) em processos metabólicos.
□ Luz Infravermelha: modulação da inflamação, da proliferação celular e da dor; aumento do transporte de elétrons na mitocôndria; aumento do fluxo linfático; aumento da produção de adenosina trifosfato (ATP) em processos metabólicos; aumento da oxigenação tecidual local.
Image
ULTRASSOM MICROFOCADO (HIFU)
HIFU, do inglês High Intensity Focused Ultrasound (Ultrassom Focado de Alta Intensidade ou Ultrassom Microfocado) é uma tecnologia que utiliza a onda sonora para gerar um efeito lifting instantâneo.

O ultrassom microfocado alcança as camadas superficiais e profundas da pele, podendo atingir também a SMAS (sistema músculo aponeurótico), que é responsável pela sustentação da pele facial. O aparelho vem com diferentes aplicadores que são escolhidos de acordo com a região e a profundidade a ser tratada.

O Ultrassom microfocado é uma recente tecnologia indicada para flacidez facial, especialmente na área das bochechas (popular ‘buldogue’). Esse dispositivo melhora o contorno facial da região submandibular (ângulo da mandíbula), região submentoniana (papada) - aquelas regiões da face que são difíceis de tratar com outras terapias.

A lipocavitação gerada pelo ultrassom estimula a produção de colágeno, resultando em um aumento da espessura dérmica, o que também é benéfico pra atenuar aquelas rugas já demarcadas pela ação do tempo.

A energia do ultrassom é focada em um ponto abaixo da superfície da pele, concentrando-se em uma área de cerca de 1mm cúbico por ponto, provocando a contração imediata do colágeno focado. Esse intenso ataque de ultrassom dá início à síntese de um novo colágeno, o tecido retrai e fica mais tonificado.

Outros efeitos tardios que podem acontecer são: nutrição e melhora da sustentação e elasticidade da pele através do estímulo do fibroblasto. O fibroblasto é uma célula localizada na derme, responsável por produzir algumas substâncias essenciais como colágeno, elastina e a substância fundamental amorfa. Além disso, ele também é responsável por produzir o ácido hialurônico, os componentes da matriz extracelular, enzimas e fatores de crescimento.

Após selecionar o aplicador, o ultrassom microfocado irá entregar pontos de coagulação térmica (PCT), em até em 3 profundidades:

  • derme superficial, a 1,5mm de profundidade
  • derme profunda, a 3mm de profundidade
  • e na camada muscular – SMAS, a 4,5 milímetros de profundidade.

Outros locais de aplicação do Ultrassom Microfocado: pescoço, pálpebras, mãos, rugas periorais (código de barras), região interna e posterior das coxas e braços, glúteos, abdome e joelhos, com excelentes resultados.
INDICAÇÕES:
□ gordura localizada
□ celulite (FEG)
□ flacidez
□ rugas faciais
□ lifting facial
Image
LIMPEZA DE PELE
A limpeza de pele é um procedimento estético realizado em consultórios e clínicas de estética que tem como objetivo remover cravos, acnes e impurezas na pele.

Uma limpeza de pele profunda também pode remover alguns miliuns, que são pequenos cistos formados pelo acúmulo de oleosidade e pele nos poros.

Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles: seca, normal, oleosa e mista. Além do rosto, é possível realizar o procedimento em qualquer outra parte do corpo.

A grande maioria das limpezas de pele segue um passo a passo com etapas bem definidas, que vão desde a higienização da pele até a aplicação do filtro solar. São elas:

□  Assepsia: a pele é higienizada com loções de limpeza desengordurantes, cuja ação varia de acordo com o tipo de pele. O objetivo é remover maquiagem, cosméticos e até mesmo as impurezas decorrentes da poluição e a oleosidade da pele.

□  Esfoliação: é feita a aplicação de produtos específicos com efeito abrasivo para promover um afinamento da camada córnea, a camada mais superficial da pele, facilitando a extração de cravos e acnes que não estejam inflamadas. A microesfoliação da pele do rosto, pescoço e colo é feita de forma delicada, com movimentos suaves e circulares.

□  Extração: essa é a etapa mais longa da limpeza de pele, e pode durar 30 minutos ou mais, dependendo do estado em que a pele se encontra. A retirada de cravos, acnes e miliuns deve utilizar técnicas corretas e realizadas por profissional experiente.

Após a extração, é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar e atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram micro lesões.

Massagem: nessa fase será realizada uma massagem com manobras suaves e metódicas com finalidade terapêutica ou estética, que auxiliam na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes. Para a diminuição da vermelhidão (eritema), comum logo após a limpeza, também podem ser aplicadas compressas com loções calmantes e águas termais.

□  Máscaras: é o procedimento de finalização da limpeza de pele e dura de 10 a 20 minutos. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele. Normalmente opta-se por máscaras calmantes.

□  Filtro solar: a aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele. É aplicado em forma de gel ou loção para não obstruir os poros, sempre com fator de proteção (FPS>30). Após a limpeza a pele estará sensível, devendo-se evitar os efeitos nocivos da exposição solar desprotegida.

A limpeza de pele não é recomendada para pessoas com a pele: muito sensívele que ficam vermelhas com facilidade; que sob o sol fazem rubor (fica rosada); que têm muita descamação; que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade; pacientes com herpes facial recente; além das peles com muitas espinhas - na fase inflamatória.
INDICAÇÕES:
□ remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos)
□ remoção de milium
□ remoção de células mortas
□ manter a pele macia, saudável e viçosa.
Image
Image

CORPORAIS

DRENAGEM LINFÁTICA
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático. A drenagem aumenta o fluxo linfático, promovendo uma maior nutrição e oxigenação das células. Dessa forma, o sistema linfático é capaz de eliminar os excessos de líquido e as toxinas, através do aparelho circulatório e excretor. A drenagem atua como um descongestionante, aliviando hematomas, edemas (inchaços), retrações e aderências teciduais.
INDICAÇÕES:
□ tecidos edemaciados (no período gestacional e pré-menstrual).
□ melhora a circulação (estase).
□ no pré ou pós-cirúrgico de cirurgias plásticas e eletivas.
□ celulite (atuando no fibro-edema que constitui a celulite).
Image
ENDERMOLOGIA (VACUOTERAPIA)
A Endermologia é uma técnica que consiste na realização de uma massagem vigorosa, que não causa dor e ajuda a eliminar a celulite. O tratamento consiste em 'sugar' a pele, promovendo um deslizamento e descolamento da camada de gordura, melhorando a circulação sanguínea, a retenção de líquidos, moldando e tornando a pele mais macia.

A Endermologia também pode ser indicada para ‘descolar’ uma cicatriz aderida, por exemplo, o que é muito comum de acontecer na cicatriz de uma cesariana. Além disso, esse tipo de tratamento pode ajudar a desfazer as fibroses, que correspondem aos tecidos endurecidos que podem se formar abaixo de uma cicatriz acidental ou cirúrgica, ou após uma lipoaspiração quando a região tratada fica com pequenas ondulações no trajeto que a cânula aspirativa percorreu.
INDICAÇÕES:
□ tratamento da celulite (FEG)
□ auxilia no tratamento de gordura localizada.
□ tonificação da pele
□ no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas e eletivas.
□ diminui a retenção de líquidos (edemas ou inchaços)
Image
ULTRASSOM MICROFOCADO (HIFU)
Com o ultrassom microfocado de alta intensidade é possível atuar no corpo tratando a flacidez e reduzindo a gordura localizada. O procedimento é conhecido como lipocavitação, ou seja, através de alta energia gerada em um foco de ondas, ocorre aquecimento do tecido adiposo de tal forma que cria uma necrose de coagulação em pontos espaçados (pontuais).

Essa tecnologia estimula a produção de um novo colágeno na pele e também atinge a camada de gordura mais profunda, provocando a destruição das células de gordura, que serão eliminadas naturalmente através do metabolismo do corpo.

Pode ser utilizado tanto no tratamento de gordura localizada quanto em procedimentos contra a flacidez corporal.

Medidas que devem ser adotadas para potencializar os resultados do Ultrassom:

Alimentação balanceada: não importa se você usa o tratamento contra gordura localizada, flacidez de pele ou celulite, ter uma alimentação balanceada vai ajudar em todos esses quesitos, afinal os nutrientes são construtores do nosso corpo. Principalmente no caso de quem está usando a técnica contra a gordura localizada e a celulite, o ideal é reduzir frituras e o consumo de carboidratos.

Atividade física: ter uma vida menos sedentária é o melhor remédio contra a gordura localizada e a celulite. Os exercícios ajudam a ativar a circulação, melhorando o aspecto deste último problema. Quanto à gordura localizada, normalmente o processo do ultrassom já ajuda na quebra da gordura por si só, que será metabolizada no fígado e transformada em energia. Se ela não for gasta em alguma atividade, voltará a ser convertida em gordura e poderá se depositar no local onde estava anteriormente.

INDICAÇÕES:
□ remodelação corporal (redução de medidas)
□ celulite
□ gordura localizada
Image
RADIOFREQUÊNCIA
A radiofrequência foi usada pela primeira vez no século XIX, pelo físico francês Jacques-Arsène D'Ansorval e vem sendo utilizada até hoje na medicina estética.

A radiofrequência tornou-se um padrão de tratamento estético com muitas indicações devido à sua versatilidade e eficácia. A técnica age através da geração de calor no tecido, o que induz à produção de novas fibras de colágeno.

A radiofrequência atua na inflamação causada pela celulite no tecido adiposo (com a melhora da gordura localizada, um dos pilares para a formação da celulite, acontecerá a melhora do aspecto da celulite).

O objetivo do tratamento é aumentar a temperatura do tecido em torno de 38° C a 42º C, desencadeando uma sequência de reações fisiológicas, que geram contração das fibras de colágeno e retração da pele – o que é benéfico no caso da flacidez.

O aquecimento tecidual também proporciona um aumento da circulação sanguínea e linfática, melhorando o aporte de nutrientes e oxigênio das células.

O efeito térmico pode mudar a forma (estrutura) das fibras de colágeno, enquanto altera sua periodicidade e o mais importante, o seu comprimento e diâmetro, ambos fundamentais para a reorganização do colágeno. Os fibroblastos aquecidos são envolvidos na formação de um novo colágeno e subsequente remodelamento do tecido.

Durante a aplicação, a temperatura é monitorada com um termômetro infravermelho, podendo variar de três a cinco minutos de aplicação por região. Desta forma, o tempo total de aplicação varia de acordo com a área corporal.
INDICAÇÕES:
□ flacidez de pele.
□ celulite (FEG).
□ acne vulgar e cicatrizes de acne
□ remodelamento corporal (redução da gordura localizada)
□ estrias.
Image
CRIOLIPÓLISE
Procedimento não invasivo (sem cortes) e clinicamente testado, que reduz camadas de gordura em áreas difíceis, como: abdome, flancos, região interna das coxas, gordura das costas e região submentoniana (papada).

O aparelho utilizado possui aplicadores em forma de ventosas de diversos tamanhos e a escolha do aplicador dependerá da quantidade de gordura e da área corporal a ser tratada.

A criolipólise é uma tecnologia revolucionária de resfriamento controlado que ataca somente as células de gordura no local da aplicação, induzindo à eliminação de forma natural e controlada, sem danificar os tecidos subjacentes.

O resultado é percebido, em média, após 60 dias da aplicação. Um novo procedimento, no mesmo local, só poderá ser realizado após esse período. Estudos clínicos demonstraram que a média estimada de redução de gordura, após um único procedimento, gira em torno de 25%.
CONTRAINDICAÇÕES:
□ gestação
□ hérnia no local
□ doenças relacionadas ao frio (urticária ao frio, crioglobulinemia e Síndrome de Raynaud)
□ neoplasia recente ou ativa
CONTRAINDICAÇÕES ABSOLUTAS:
- Esteatose hepática
- Doença cardiovascular (DAC)
- Dislipidemia
INDICAÇÕES:
Utilizado para redução de gordura localizada em pacientes não-obesos e com gordura fácil de pinçar, localizada no subcutâneo.
Image

CAPILARES

ALTA FREQUÊNCIA
O aparelho consiste em um gerador de alta frequência, um porta-eletrodos ou bobina e diversos eletrodos de vidro. Os eletrodos de vidro são ocos, contendo no seu interior apenas gás que favorece a condução da corrente da bobina ao paciente. A passagem da corrente provoca uma ionização da molécula de gás que sob forte impacto energético, torna-se fluorescente.
INDICAÇÕES:
□ aumento da circulação local
□ redução da seborreia
□ favorece a permeação de ativos para o tratamento da calvície.
□ assepsia
Image
INTRADERMOTERAPIA CAPILAR (MMP)
MMP – Microinfusão de Medicamentos na Pele
Esse é um procedimento terapêutico que ajuda a tratar a queda capilar, especialmente a calvície hereditária, queda de cabelo motivada por questões genéticas e hormonais.

É uma técnica alternativa à cirurgia, capaz de tratar a perda dos fios por meio de um equipamento com múltiplas agulhas, que injeta ativos de forma rápida e eficaz.

O procedimento causa micro traumatismos no couro cabeludo através de microagulhas, juntamente com a injeção direta de ativos que aumentam a circulação local, fornecendo nutrientes e retardando o processo de quedavasodilatação e o fortalecimento do bulbo capilar.

A técnica auxilia na nutrição dos fios e interfere diretamente no crescimento capilar. Isso acontece porque existe uma alta concentração de vitaminas e minerais nos fármacos que são utilizados nesse procedimento.

□ Tenha em mente também, que em casos mais avançados, podem exigir uma combinação entre as aplicações diretas e tratamento farmacológico oral, com o intuito de potencializar um bom resultado.

□ Uma de suas principais vantagens é apresentar uma rápida resposta do organismo, já que o fármaco não precisa passar pelos mecanismos de absorção do corpo, sendo mais efetivo e seletivo, o que reduz consideravelmente os riscos de efeitos os colaterais.
INDICAÇÕES:
□ alopecia androgenética (masculina e feminina)
Image

Dermaclin, saúde e estética ao seu total alcance!